top of page

Atitude Positiva perante a adversidade

Foto do escritor: Pedro TângerPedro Tânger

Ter uma atitude positiva não é estarmos sempre felizes ou não vivermos as nossas dificuldades. Para além de ilusório, seria uma verdadeira catástrofe pessoal ter de viver com esta pressão.





Uma vida equilibrada pressupõe a integração de todas as nossas emoções. É essencial reconhecer aquilo que sentimos e agirmos em conformidade com isso. Estar triste, feliz, enraivecido, frustrado, motivado, etc. Todos estes estados emocionais são ricos e complexos, e trazem consigo uma inteligência e um modo de agir únicos. Descartar os estados emocionais em prol de uma pseudo-atitude positiva é empobrecer a nossa vida.


Então o que é ter Atitude Positiva?



É simplesmente olhar para os desafios e, neles, ver oportunidades. É absorver o impacto de um desafio, aceitar o medo, aceitar a ansiedade ou qualquer emoção que ele traga mas não sucumbir aos pensamentos negativos. Também não é afastá-los. É viver e integrar as emoções que surgem e agir sobre elas de forma a encontrar uma forma de interagir com o desafio para que este seja, pelo menos, uma oportunidade para aprender.




Desafios e dificuldades iremos ter sempre. São uma constante da vida e isto não conseguimos controlar. O que conseguimos controlar é a nossa atitude perante os mesmos. Posso ver um desafio como uma sentença ou como uma lição. Posso sentir-me vítima de um complô universal ou, de certa forma, grato por ter de aprender algo que me irá melhorar para o futuro.


Acredito que a maioria dos desafios que enfrentamos são menores do que a nossa capacidade para superá-los.

Pode não parecer evidente de início mas, à medida que enfrentamos um desafio, vamos aumentando as nossas competência e, assim, durante o processo, tornamo-nos mais fortes e mais capazes de lidar com ele.


Não devemos, portanto, fugir dos desafios - até porque a fuga tende a piorar o problema -. Devemos, antes, lidar com eles com o cuidado e a cautela necessários para respeitarmos o nosso ritmo. Passo-a-passo, devemos ir avançado na solução. Quanto mais nos entregamos a esse processo, mais nos capacitamos e menos nos assustamos. Gradualmente, o desafio vai-se transformando num somatório de lições até que, finalmente, se torne em mais uma etapa conquistada.


Por isto é que na STAT dizemos, em voz bem alta: "Atitude positiva: em cada desafio, uma oportunidade!"



Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por pedrotanger.

bottom of page