"Numa equipa somos um só" ou "temos de vestir a camisola" são frases que ouvimos com frequência mas, na maioria das vezes, as equipas são deixadas à sua sorte e essa sorte, muitas vezes, corre mal.
Ao contrário do que se pensa, o espírito de equipa não vem, apenas, da boa vontade das pessoas.
É claro que a intenção ajuda mas para que uma equipa funcione bem é preciso compreender o que está em jogo. Só assim se pode avançar e colocar todos no mesmo rumo.
Na STAT MARTIAL ARTS e na FPS - Federação Portuguesa de Songahm dou muita importância ao trabalho em equipa e aquilo que aprendi resume-se a estes 3 pontos:
1. Tipos de Personalidade.
As pessoas são diferentes, estruturalmente diferentes. Perceber isto é compreender o que funciona e não funciona para cada tipo de personalidade.
2. Estilos de Liderança
Para cada fase de desenvolvimento de uma tarefa há um estilo de liderança adequado. A ideia do "eu lidero assim" é danosa.
3. Consciência comportamental
O nosso comportamento tem sempre impacto, saber esse impacto é fundamental.
Sabendo estes 3 pontos, consigo ligar-me melhor à minha equipa e compreender cada uma das pessoas que a compõem.
É a partir desta base que consigo perceber o que é importante para cada um e ajudá-los a perceber como lidar com os seus desafios mas, também, permite-me olhar para cada pessoa com mais profundidade e agir sobre os seus comportamentos e não, simplesmente, sobre as suas ações.
***
Se tiver interesse em que eu vá falar à sua empresa acerca deste tema ou outros similares, não hesite em contactar-me através do e-mail ptanger@statartesmarciais.com
***
Comments